Baixe nosso ebook

7 problemas comuns em smartphones e notebooks





7 problemas comuns em smartphones e notebooks

Atualmente, todo mundo está sujeito a ter que lidar com problemas comuns em smartphones e notebooks com os quais é necessário aprender a conviver.

No entanto, também existem incômodos e bugs que apontam algo bem mais sério ocorrendo com o seu aparelho — contratempos que não podem ser considerados inofensivos e que devem ser resolvidos assim que possível.

Levando em conta que, na atual situação econômica do país, grande parte das pessoas preferem consertar seus aparelhos ao invés de comprar novos, destacaremos neste artigo os problemas comuns em smartphones e notebooks que, em algum momento, você poderá ter.

Acompanhe o conteúdo a seguir e saiba mais!


Quais problemas comuns em smartphones e notebooks que você não deve ignorar?

Ter que lidar com falhas em aparelhos que já fazem parte da nossa rotina pode ser muito estressante, visto que neles gravamos nossas tarefas pessoais e profissionais.

Veja quais são as 7 adversidades mais recorrentes:


1. Lentidão grave

Os equipamentos mais antigos geralmente se tornam mais lentos à medida que envelhecem, mas quando esse problema surge repentinamente ou não parece corresponder ao tempo de uso do seu hardware, isso deve ser investigado melhor.

Se o seu smartphone ou notebook não tem muito tempo de uso e está ficando lento, é provável que haja algo sendo executado em segundo plano que não deveria estar lá.

Esse problema é mais comum em computadores, mas também pode ocorrer em smartphones onde um malware pode ser a raíz da situação sem que você tenha percebido.


2. Comportamento imprevisto

Se algum tipo de tecnologia de vigilância ou aplicativo de monitoramento se instalar no seu celular ou computador sem que você perceba, isso pode prejudicar o desempenho no dia a dia e em tarefas simples.

Fique atento se acontecer de aplicativos e programas abrirem e fecharem sem o seu comando ou se porventura perceber que existem downloads automáticos que não estejam previstos na configuração inicial prevista para cada aplicativo.

Outro ponto a ser considerado dentro do comportamento imprevisto dos aparelhos é o roubo de identidade, que pode ocorrer de muitos jeitos e é difícil identificar onde exatamente você foi o alvo. Os e-mails inesperados são um sinal de alerta importante, pois são normalmente enviados por empresas ou pessoas desconhecidas e caso contenham links suspeitos e você abra, seu smartphone ou notebook estará em risco.

Se estiverem usando o seu endereço eletrônico de forma irregular, também podem usar algumas de suas outras informações, então reúna o máximo de dados possível e verifique, entrando em contato com o remetente ou empresa, o que aconteceu.


3. Configurações do sistema desabilitadas

Quando um malware se instala em um laptop ou smartphone, ele geralmente desativa as configurações que possibilitam achá-lo ou que impedem as suas atividades.

Se você perceber que estão faltando as principais informações do sistema, possivelmente algo inesperado está instalado no seu aparelho.

Os vírus costumam desabilitar o antivírus com muito cuidado e, se o pacote de segurança instalado não estiver funcionando adequadamente, é hora de investigar.


4. Várias mensagens Pop-up

Os pop-ups fazem parte da web e de todos os sistemas operacionais mais avançados, além disso, você sempre os verá ao tentar salvar um arquivo.

No entanto, se você perceber que o seu aparelho fica sobrecarregado, é preciso dar uma atenção maior, pois vários aplicativos móveis gratuitos exibem anúncios enquanto são usados.

Esses anúncios podem tornar sua máquina mais lenta já que também precisam de tempo e uso de dados para serem carregados.

Isso não é motivo de preocupação, mas o excesso de publicidade deve ser observado, principalmente se os anúncios forem carregados em janelas ocultas atrás do seu navegador.

Neste caso, pode ser recomendada uma formatação.


5. Problemas na inicialização

O fato dos aparelhos travarem ao iniciar também não deve ser ignorado. Mas identificar a causa de problemas comuns em smartphones e notebooks não é uma tarefa tão fácil.

Pode ser um malware, o superaquecimento dos elementos do seu sistema ou até que um dos componentes internos do seu aparelho esteja prestes a falhar.

Tente lembrar quando os problemas começarem a ocorrer e veja se você consegue identificar quaisquer alterações de software e hardware que possam ser as culpadas.

Se, ao reiniciar, o problema persistir, provavelmente é um defeito no hardware, sendo necessário fazer uma atualização no equipamento.


6. Baixo desempenho da bateria

As baterias se desgastam à medida que envelhecem, mas, se o desempenho caiu de repente, com certeza é motivo para se preocupar.

Pode ser que a bateria do seu aparelho esteja prestes a falhar, sendo necessário salvar todos os arquivos e dados em outro local.

Ou então, pode haver algum aplicativo indesejado em segundo plano que esteja consumindo todos os recursos do sistema.

Nos dois casos, é necessário tomar algumas medidas, como, por exemplo, realizar a troca da bateria. Ao analisar sua bateria, um técnico saberá se isso é realmente necessário.

Independentemente do que estiver ocorrendo, terá que ser resolvido em algum momento.


7. Aumento no uso de dados

Observar que um aplicativo está usando mais dados que o habitual é uma boa razão para ficar atento ao uso de dados em seu celular ou notebook.

Caso consiga identificar, veja se há alguma atualização disponível ou outras configurações dentro dele que estejam usando os dados excessivamente.

Caso contrário, você terá que removê-lo e, se estiver escondido em segundo plano, o software de segurança é o lugar que deve ser consultado primeiro.



10 visualizações0 comentário

Guia Patrico de Informática

Saiba tudo

Obrigado por enviar!