Baixe nosso ebook

Whatsapp Pay para empresas: é seguro? Como utilizar?


Lista de tópicos



Whatsapp Pay para empresas: é seguro? Como utilizar?

Com o objetivo de facilitar a vida dos seus usuários, o WhatsApp Pay é uma ferramenta que já está disponível no Brasil e foi criada para possibilitar a realização de transações bancárias através do próprio aplicativo do WhatsApp.

A notícia causou uma enorme euforia, considerando que o WhatsApp é uma das redes sociais mais populares no país e já conta com mais de 120 milhões de usuários.

No decorrer desse artigo contamos para você como esse dispositivo funciona e todas as suas vantagens. Boa leitura!


O que é o WhatsApp Pay?

O WhatsApp Pay é uma nova forma de pagamento realizada diretamente através do aplicativo WhatsApp. Ele pode facilitar a vida dos usuários brasileiros que possuem contas comerciais (WhatsApp Business) ou pessoais.

Desta forma, empresas e pessoas podem receber e enviar dinheiro através do aplicativo, por meio do Facebook Pay.

Para utilizar a nova modalidade é bem simples: basta acrescentar o número de telefone cadastrado no WhatsApp, adicionar um cartão de débito ou crédito de uma empresa parceira do Facebook Pay e definir uma senha numérica (PIN) com seis dígitos.

No momento, a lista das instituições bancárias é composta pelo Banco do Brasil, Nubank, Mastercard, Visa e Sicredi. Já as transferências podem ser realizadas apenas através de cartões de débito.


Quais os benefícios do WhatsApp Pay para as empresas?

Podemos dizer que o WhatsApp Pay é um excelente recurso para os negócios, principalmente para as pequenas empresas, e é uma novidade muito vantajosa por ser mais que um aplicativo para trocar mensagens.

O WhatsApp Business já veio com uma grande inovação ao possibilitar que as marcas publicassem os seus catálogos de produtos na janela de contato. Agora, o usuário também pode efetuar compra e fazer o pagamento no mesmo local.

Para as pequenas empresas que estão iniciando no e-commerce, esta é mais uma oportunidade de conquistar clientes, gerar vendas e ampliar seu negócio sem precisar investir em um site próprio.

Qual é o limite de transferências diárias?

Os usuários conseguem fazer até 20 transações diárias, desde que não excedam o valor de R$ 1 mil reais. Durante o mês todo, as transferências devem ser inferiores a R$ 5 mil reais.

Outro benefício do WhatsApp Pay é o fato de não cobrar taxas ao fazer transferências entre contas pessoais e nem para pagamentos concluídos de compras realizadas em empresas que possuem conta no WhatsApp Business.

Para os negócios que utilizam o WhatsApp Business, não há limite de valores nas transações. Entretanto, o aplicativo cobra uma tarifa de processamento por vendas, fixada em 3,99%.


As transações constam no extrato bancário junto ao nome de quem recebeu o valor.

Os usuários possuem acesso ao histórico de pagamentos pelo WhatsApp e podem conferir suas transferências, com status como “Processando”, “Expirado”, “Pendente”, “Solicitado”, “Efetuado”, “Não efetuado”.


É possível ter mais de uma conta cadastrada?

Sim, o WhatsApp Pay possibilita cadastrar mais de uma conta. Então, se você possui um cartão do Nubank e outro do Itaú, consegue utilizar os dois para enviar e receber dinheiro.

Ao fazer a transferência, o aplicativo aprova a escolha de qual conta usar.


Como fazer pagamentos através do WhatsApp Pay?

Para efetuar um pagamento pelo WhatsApp, é preciso seguir os estágios a seguir:

  1. Escolha uma conversa no aplicativo, toque no ícone de clipe de papel e escolha a opção “Pagamento”;

  2. Acrescente o valor e defina o cartão que será usado;

  3. Toque na alternativa “Pagar” para confirmar a transação e introduza o seu PIN do Facebook Pay;

É importante reforçar que, antes dessas ações práticas, é importante se cadastrar no Facebook Pay para conseguir receber o dinheiro.

Entretanto, através do Facebook Pay também é possível cadastrar um cartão diretamente no WhatsApp. Funciona assim:

  1. Selecione uma conversa, toque no ícone de clipe de papel e então toque em “Pagamento”;

  2. Adicione o valor e clique no ícone da seta;

  3. Logo abaixo de “Adicione sua forma de pagamento”, vá em “Começar”;

  4. Clique em “Continuar” para aprovar os termos do WhatsApp e do Facebook;

  5. Elabore um PIN com seis dígitos para o Facebook Pay, e acrescente-o novamente para confirmar;

  6. Coloque o seu CPF e nome completo;

  7. Adicione todas as informações de um cartão de débito ou crédito pertencente a algum dos bancos parceiros e vá para a opção Adicionar Cartão;

  8. Defina como vai querer que o seu cartão seja verificado: se através de um código por SMS, e-mail ou aplicativo bancário;

  9. Informe o código recebido e clique em “OK”;

Como receber pagamentos através do WhatsApp Pay?

As micro e pequenas empresas podem aceitar pagamentos pelo WhatsApp Business com o processamento realizado pela Cielo.

Não há mensalidades, taxas fixas e nem a necessidade de comprar ou alugar maquininhas. Segue o passo a passo:

  1. No aplicativo do WhatsApp Business, vá à opção Menu e logo depois clique em Pagamentos;

  2. Clique em Facebook Pay, vá em “Receber pagamentos por vendas” e em “Continuar”;

  3. Em seguida, clique novamente em Continuar para autorizar os termos do Facebook, WhatsApp e Cielo;

  4. Abra uma conta na Cielo informando o nome da empresa, CPF ou CNPJ. Também será preciso informar os dados pessoais e endereço da pessoa responsável pelo negócio como nome, CPF, e-mail e data de nascimento;

  5. Acrescente todas as informações bancárias como a instituição bancária, agência e conta;

  6. Em até 3 dias úteis a análise da conta é realizada, para então conseguir receber dinheiro através do WhatsApp;

É seguro usar o WhatsApp Pay?

O WhatsApp Pay foi aprovado no Brasil em 30 de março de 2021 após uma longa espera de nove meses.

Os s dados sobre pagamentos são repassados para as instituições financeiras e as transações não são totalmente protegidas com criptografia.

O WhatsApp garante que arquiva com total segurança as informações fornecidas por usuários e todos os dados disponibilizados contam com criptografia entre o celular do usuário e os servidores do aplicativo.

Além disso, o Facebook orienta que informações como o PIN do Facebook Pay, o código de confirmação do WhatsApp e códigos de verificação devem ser mantidos em privacidade.

Para uma proteção ainda maior, a confirmação em dois estágios também pode ser considerada, assim como o reconhecimento biométrico ou facial feito ao abrir o aplicativo.


Como alternativa ao WhatsApp Pay, quais são os outros meios mais conhecidos de pagamento?

As formas de pagamento ideais para cada negócio podem variar de acordo com o nicho de atuação. Porém, vale a pena enfatizar que a maior parte das vendas realizadas através da internet são pagas com cartão de crédito.


Sendo assim, aproveite para incluir essa forma de pagamento em seu negócio. Existem duas maneiras de fazer isso: contratando direto as operadoras ou usando intermediadores de pagamento, como Paypal e PagSeguro.

Veja mais detalhes a seguir sobre os meios de pagamento:


Gateway de pagamento

Há vários tipos de gateways de pagamento, como o Bcash, Vindi, Aceita Fácil e o Moip. Refere-se a uma aplicação integrada ao e-commerce, em que uma operadora financeira aprova as transações virtuais.

O dispositivo funciona como se alguém analisasse as informações de crédito na loja. No entanto, o processo é totalmente online e pode verificar vários pagamentos de uma única vez, de forma segura e rápida.


Sendo assim, não é apenas uma forma de pagamento, mas também uma ferramenta que integra outros meios. O PagSeguro, Paypal e o Mercado Pago também são considerados gateways.


Paypal

A plataforma é classificada como a mais segura e prática para operações na internet por integrar várias formas de pagamento diferentes, como transferência digital, boleto bancário e cartão de crédito de bandeiras distintas.

Para usar esse método, o usuário deve ter uma conta, que costuma ser cobrada, dependendo da transação e das formas de pagamento.


O Paypal é também um dos meios mais usados em transferências internacionais. Ou seja, se você pensa em expandir seus negócios para outros países, é bom aceitar o Paypal em algum momento.


PagSeguro

Essa é uma funcionalidade nacional, bem semelhante ao PayPal, e já ficou bastante conhecida no Brasil, pois aceita várias formas de pagamento, como cartões e transferências pelo celular.


As taxas do PagSeguro costumam ser baixas, e as transações são protegidas, tanto para o lojista quanto para o cliente.Mercado pago

O Mercado Pago é uma solução criada e oferecida pelo Mercado Livre.

Quando os vendedores da plataforma tinham baixa reputação por serem iniciantes, a ferramenta garantia o pagamento, inclusive com a devolução, caso o vendedor não fizesse a entrega.


Em razão das facilidades de integração com variados meios de pagamento, o Mercado Pago ligeiramente se expandiu pela América Latina e se tornou uma opção no mesmo nível do PagSeguro e do PayPal.


Pagamento por PIX

Outra alternativa ao WhatsApp Pay no Brasil é, sem dúvidas, o PIX, O sistema de pagamentos instantâneos foi desenvolvido pelo Banco Central e sua proposta é ser uma ferramenta de pagamento mais competitiva, segura e rápida.

A grande vantagem é a agilidade no pagamento: a transferência é realizada em até dez segundos, 24 horas por dia no ano todo, inclusive em finais de semana e feriados.

Usando o Pix, também é possível fazer pagamentos imediatos para restaurantes, lojas e outros estabelecimentos comerciais, além de quitar contas de luz, água e impostos.


Qual é a melhor opção para a minha empresa?

Não há uma resposta concreta para essa questão, mas para quem quer ter uma loja online rapidamente, é melhor optar por um sistema que faça intermediação de pagamentos.

Um dos elementos que mais intimida os empreendedores são os custos fixos. Isso é o que faz grande parte dos lojistas desistir de oferecer formas de pagamento direto em suas lojas virtuais.

Para fazer um cálculo e entender qual modalidade de pagamento vale mais a pena para seu negócio, é necessário levantar as seguintes informações:

  • Valor mensal de vendas realizadas por cartão de crédito;

  • Tarifa percentual dos sistemas de intermediação cobrada em cima da venda;

  • Quantidade de transações;

  • Tarifa por transação cobrada pelos sistemas de intermediação;

  • Tarifa percentual das operadoras de cartão cobrada na venda;

  • Despesas fixas com a contratação de gateway de pagamentos ou com investimentos em programadores e/ou módulos;

  • Tarifa mensal para contratar os serviços de uma empresa que analisa riscos.

Acrescente essas informações em uma planilha básica e verifique quando começa a ser financeiramente vantajoso oferecer diferentes formas de pagamento em sua loja.

Com todas as informações apresentadas nesse artigo, certamente você entendeu como funciona o WhatsApp Pay e como utilizá-lo em seu negócio. Para garantir inovação em seus negócios, esteja sempre atento a essa e outras novas tecnologias disponíveis.

10 visualizações0 comentário

Guia Patrico de Informática

Saiba tudo

Obrigado por enviar!